Dicas

Receita leve, gostosa e prática para o jantar - Crepe Francês

Ingredientes:

2 xíc. (chá) de farinha

2 ovos 2 xíc. (chá) de leite

2 colh. (sopa) de manteiga

Uma pitada de sal


Modo de preparo:

Para preparar a massa, misture a farinha e os ovos em uma tigela e vá adicionando aos poucos o leite, misturando bem para não formar caroços. Acrescente a manteiga e o sal. Agora, é hora de preparar os crepes: derreta um pouco de manteiga em uma frigideira e coloque uma concha de massa na frigideira. Para ter um crepe bem fininho, espalhe bem. Doure um lado e depois o outro. Para rechear, use a imaginação! Você pode usar carne moída, frango com requeijão, queijo minas com tomatinho e manjericão, ricota com espinafre. Já a mussarela pode ser combinada Com cogumelos, palmito, atum, abobrinha, etc. Entre os doces, prefira os mais naturais! Geleia de frutas, banana ou maçã com canela, chocolate com morango, limão siciliano com açúcar, etc.

Fonte: Viva Bem - Uol


Pratos Quentes para o Inverno

O inverno chegou e com ele vem aquela vontade louca de comer coisas gostosas, embora, no verão também ela exista. Massas, caldos, cremes, risotos, feijoada, pizza, são sempre ótimas opções para se alimentar e se aquecer. E, como adoramos uma desculpa para comer bem, separamos aqui algumas dicas.

RISOTO QUATRO QUEIJOS

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

¼ de xícara (chá) de azeite

½ xícara (chá) de cebola ralada

3 dentes de alho

½ xícara (chá) de vinho branco seco

1 litro de caldo de carne quente

½ xícara (chá) de queijo prato picado

½ xícara (chá) de queijo gorgonzola picado

½ xícara (chá) de mussarela picada

½ xícara (chá) de queijo ralado

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o arroz e refogue até começar a grudar na panela. Tempere com o sal, adicione o vinho e, sem parar de mexer, acrescente o caldo de carne em conchas. Mexa até praticamente todo o líquido ser absorvido, para adicionar mais caldo. O arroz deve ficar macio, porém firme, e com aspecto de empapado. Junte os queijos em pedaços e mexa até eles derreterem. Polvilhe com a pimenta e sirva.

CALDO DE ABÓBORA

1 abóbora cabotia (sem casca e sementes)

3 litros de água

1 cebola pequena picada

1 alho-poró picado

Tomilho a gosto

Alecrim a gosto

1 pitada de sal

1 pitada de pimenta-do-reino moída

Modo de Preparo

Em uma panela coloque 1 abóbora cabotia em cubos (sem casca e sementes), 3 litros de água, 1 cebola pequena picada, 1 alho-poró picado e deixe cozinhar até que a abóbora fique bem macia (15 minutos). Tempere com tomilho e o alecrim a gosto. Desligue o fogo e transfira para um processador ou liquidificador e bata. Volte o caldo batido para a panela em fogo médio, tempere com 1 pitada de sal e 1 pitada de pimenta-do-reino moída até obter um caldo mais consistente. Sirva em seguida.

SOPA CREME DE ERVILHA COM BACON

1 pacote de ervilhas secas

2 litros de água

1 cubo de caldo de legumes

1 cebola média cortada em cubinhos

100 g de bacon cortado em quadradinhos

1 lingüiça calabresa cortada em cubinhos

Sal a gosto

Pão torrado em cubinhos

Modo de Preparo

Cozinhe as ervilhas secas em 2 litros de água e o caldo de legumes

Quando estiver cozida bata no liquidificador e reserve

Em uma panela a parte frite o bacon, nesta mesma gordura do bacon frite a cebola e a lingüiça calabresa

Coloque o creme batido neste tempero refogado, acrescente mais sal se achar necessário (não se esqueça que todos os ingredientes já são bem salgados)

Sirva quente com pedacinhos de pão torrado.


Alimentos que hidratam no verão

O verão é uma das estações mais esperadas do ano. Com as altas temperaturas faz- se necessário um maior cuidado com a hidratação do organismo, uma vez que a perda de líquidos e sais minerais são maiores quando comparado a outras estações do ano.

Manter a hidratação é fundamental para segurar o metabolismo em ordem e também para evitar problemas como tontura e pressão e baixa.

Para evitar crises de desidratação é importante beber muita água e incluir na alimentação alimentos que possuem água em sua composição, como as frutas e legumes, como por exemplo melancia, morango, pêssego, abacaxi, melão, laranja, tangerina, pepino, abobrinha, tomate e entre outros.


O que são alimentos termogênicos?

São alimentos capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Quanto mais difícil for a digestão do alimento, maior será o seu poder termogênico.

As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.

Uma ótima opção para perda de peso é aliar-se a estes alimentos, incluindo-os diariamente na alimentação. São eles: cafeína, chá verde, chá de hibisco, canela, gengibre, pimenta vermelha, alimentos com ômega 3, óleo de coco, vinagre de maça e água gelada.

Vale lembrar que eles sozinhos não possuem poderes mágicos, se não forem associados a atividades físicas frequentes e uma alimentação equilibrada.


Cuidados com a alimentação do idoso no verão

A população idosa deve redobrar os cuidados com a saúde na estação mais quente do ano. Alimentar-se de forma adequada, exercitar-se e ingerir líquidos em abundância são atitudes indispensáveis para resistir aos desafios da estação, mantendo uma boa qualidade de vida.

O processo de envelhecimento favorece o aparecimento de problemas como desidratação, queda de pressão, intoxicação alimentar e infecção respiratória. Na terceira idade, o mecanismo central da sede, a função renal e a composição corporal sofrem alterações. Por sentirem menos sede, os idosos esquecem de beber água e tendem a alimentar de maneira inadequada e insuficiente negligenciando os nutrientes essenciais para uma boa saúde.

Para minimizar esses problemas uma boa alimentação é fundamental:

  • Realizar três refeições principais por dia que sejam ricas em vegetais e carnes magras.
  • Realizar dois a três pequenos lanches, compostos de sucos ou frutas.
  • Beber muito liquido (água, agua de coco, sucos de frutas) mesmo sem sede, pois é fundamental para uma boa hidratação.
  • Consumir diariamente alimentos ricos em vitamina D, em fibras e cálcio: Leite e seus derivados (iogurte, queijo e manteiga), carnes magras (especialmente peixes como atum, sardinha e salmão), ovos, folhas verdes (espinafre, brócolis) e cereais.
  • Diminuir a ingestão de alimentos gordurosos, bem como abuso de condimentos, como pimenta, alho, canela e de bebidas alcoólicas e quentes, como café, chá preto e mate, visto que aumentam a sensação de calor e podem causar mal estar.
Os idosos com carências alimentares mais severas ou que não tenham fome durante os dias mais quentes devem buscar orientação de um nutricionista que a partir de uma avaliação pode indicar suplementos nutricionais.

Sucos hidratantes para o verão

Para manter uma boa hidratação do organismo devemos ingerir de 2 a 2,5 litros de líquido por dia. Essa quantidade não precisa ser somente água, mas líquidos como sucos naturais. Seguem três opções de sucos:

Suco de melancia com água de coco

Ingredientes

1 xícara (chá) de água de coco

1 fatia média de melancia

Modo de fazer

Bata os ingredientes no liquidificador, coe e sirva. Não precisa adoçar.

Suco de abacaxi com hortelã e morango

Ingredientes

3 rodelas grandes de abacaxi

6 morangos médios

1 maço de hortelã

Modo de preparo

Bata no liquidificador por aproximadamente 15 segundos, o abacaxi e a hortelã. Depois, bata separadamente o morango no liquidificador, para que ele fique líquido e em pedaços. Por fim, una o morango batido ao suco de abacaxi com hortelã. Está pronto, beba em seguida!

Melão com maracujá

Ingredientes

1 fatia de melão

1 colher (sopa) de polpa de maracujá

200 ml de água mineral

1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes. Coe e está pronto.


SAC: 0800 451313
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Copacol - Apaixonados por sabor
Desenvolvido por BRSIS | T12